Pesquisadores no Brasil descobriram um tipo de vírus totalmente novo tão estranho à ciência que nem mesmo seus genes foram identificados

Pesquisadores no Brasil descobriram um tipo de vírus totalmente novo que é tão estranho à ciência que nem mesmo seus genes foram identificados anteriormente. O vírus, descrito em um novo trabalho de pesquisa , foi encontrado em um lago brasileiro na cidade de Belo Horizonte.

virus-saude-brasil

Como relata o ScienceAlert, o vírus foi nomeado Yaravirus em homenagem a uma figura mitológica brasileira conhecida como “Iara”, e está apresentando um desafio emocionante para os pesquisadores que estão trabalhando para entender melhor seu genoma. O vírus não se qualifica como um “vírus gigante”, que a equipe internacional de pesquisa descobriu antes, mas ainda é incrivelmente único.

“Aqui descrevemos o Yaravirus, uma entidade que poderia representar o primeiro vírus isolado de Acanthamoeba spp. fora do grupo de NCLDVs ou, em cenário evolutivo alternativo, é um vírus distante e extremamente reduzido desse grupo ”, escrevem os pesquisadores.

“Ao contrário do que é observado em outros vírus isolados da ameba, o Yaravirus não é representado por uma partícula grande / gigante e um genoma complexo, mas, ao mesmo tempo, carrega um número importante de genes não descritos anteriormente, incluindo um que codifica uma nova proteína principal da cápside . As abordagens metagenômicas também testemunharam a raridade do Yaravírus no ambiente. ”

Encontrar novos vírus é empolgante para os pesquisadores, mas encontrar um que não tenha quase nenhuma semelhança com qualquer vírus estudado anteriormente é realmente muito raro.

Com todo o hype em torno do susto do coronavírus, você seria perdoado por ver a descoberta de um vírus tão novo e único como potencialmente preocupante. Felizmente, isso não parece ser o caso. Apenas uma porcentagem relativamente pequena de vírus é realmente perigosa para os seres humanos de qualquer forma. Não temos motivos para acreditar que o Yaravirus seja diferente, mas apresenta uma oportunidade única para os cientistas aumentarem seu conhecimento sobre os genomas de vírus.

Sobre Suporte Rede Digital

Rede Digital é um autor do site rededigital.net especializado em publicações sobre tecnologia, dicas e reviews

One comment

1. È do Brasil, o vírus foi nomeado Yaravirus em homenagem a uma figura mitológica brasileira conhecida como “Iara.