Marte: até o momento ninguém sabe o que está criando oxigênio no planeta

O rover Curiosity da NASA retornou dados seriamente surpreendentes à Terra no início deste ano, com leituras de níveis elevados de metano difíceis de explicar. Testes subseqüentes tentaram identificar a causa das leituras acima do esperado, mas os cientistas ainda não encontraram uma resposta definitiva .

marte-brasil

Agora, à medida que as perguntas sobre o metano continuam girando, os cientistas que estudam o comportamento dos gases em Marte notaram que o oxigênio no Planeta Vermelho também age de maneira muito diferente do que ocorre na Terra . As observações foram feitas na Cratera Gale, que o veículo espacial chamou de lar desde que chegou lá em 2012.

A curiosidade “respira” o ar em Marte e o analisa para determinar os níveis de vários tipos de gases presentes. Na Terra, os níveis de fundo de certos gases aumentam e diminuem com as estações, e o mesmo parece ser verdade em Marte, mas apenas até certo ponto.

O ar em Marte é em grande parte dióxido de carbono. De fato, 95% do gás que a Curiosity respira durante seus testes é CO2. Os 5% restantes são uma mistura de nitrogênio, argônio, oxigênio e monóxido de carbono. Ao traçar os níveis desses gases ao longo de um ano marciano inteiro, os cientistas notaram anomalias em relação à quantidade de oxigênio, em relação a outros gases.

A NASA explica:

Nesse ambiente, os cientistas descobriram que o nitrogênio e o argônio seguem um padrão sazonal previsível, aumentando e diminuindo a concentração na Cratera Gale ao longo do ano em relação à quantidade de CO2 existente no ar. Eles esperavam que o oxigênio fizesse o mesmo. Mas isso não aconteceu. Em vez disso, a quantidade de gás no ar aumentou em toda a primavera e no verão em até 30% e depois voltou aos níveis previstos pela química conhecida no outono.

O fato de os níveis de oxigênio variarem tão intensamente quanto eles é significativo, porque sugere sugestões de processos ainda não descobertos em ação na superfície do planeta. Para os níveis de oxigênio ver um pico ascendente significativo e, em seguida, a cair drasticamente, algo deve estar criá-la e, em seguida, outra coisa é usá-lo.

“Estamos lutando para explicar isso”, diz Melissa Trainer, do Goddard Space Flight Center da NASA. “O fato de o comportamento do oxigênio não ser perfeitamente repetível a cada estação nos faz pensar que não é um problema que tem a ver com a dinâmica atmosférica. Tem que haver alguma fonte química e afundar que ainda não possamos explicar. ”

Antes de começar a sonhar com uma raça subterrânea de monstros marcianos, é importante saber que essa não é uma arma fumegante para a vida em Marte. De fato, está longe disso. Existem processos naturais que podem gerar oxigênio na ausência de vida e, como ainda precisamos encontrar evidências de vida no Planeta Vermelho, ainda não podemos descartar isso, os cientistas estão considerando todas as opções possíveis.

Sobre Suporte Rede Digital